Equipe

Mônica Correia Baptista

http://lattes.cnpq.br/3951926269873970

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Coordenação

Professora Associada do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela UFMG. Pesquisadora do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita – CEALE/FAE/UFMG  e do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Infância e Educação Infantil  – NEPEI da FAE/UFMG. Atua prioritariamente em temas relacionados às práticas pedagógicas de leitura e escrita com crianças de zero a seis anos, com ênfase na formação do leitor de literatura; políticas educacionais e currículo na Educação Infantil. Coordena o Grupo de Pesquisa Leitura e Escrita na Primeira Infância – LEPI, do CEALE/FAE/UFMG.  Integra a Comissão Articuladora do Fórum Mineiro de Educação Infantil – FMEI.  

 

Maria Fernanda Rezende Nunes

http://lattes.cnpq.br/8331550612293541

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Coordenação adjunta

Professora Titular-livre do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordena o Curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação da UNIRIO e é líder do grupo de pesquisa Educação Infantil e Políticas Públicas EIPP/CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando nos seguintes temas: política pública, formação, alfabetização e currículo. É bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e representante no comitê científico da Anped – GT Educação da Criança de zero a seis anos). Integra o Fórum de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro.

 

Patrícia Corsino

http://lattes.cnpq.br/5540561339414541

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Coordenação adjunta

Professora associada do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pedagoga pela Universidade Santa Úrsula, mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É coordenadora adjunta do Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação-LEDUC e coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Linguagem e Escola, da UFRJ. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes campos: infância e linguagem, Educação Infantil, alfabetização, leitura e escrita e literatura infantil. Foi professora, coordenadora pedagógica e diretora em instituição de Educação Infantil. Integra o Fórum de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro.

 

Vanessa Ferraz Almeida Neves

http://lattes.cnpq.br/5601614079869123

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Coordenação adjunta

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora do Programa de Pós-graduação em Educação na mesma instituição. Possui graduação em Psicologia, mestrado em Psicologia Social e doutorado em Educação pela UFMG, com estágio sanduíche na Indiana University, sob supervisão do Prof. William Corsaro (2010). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (NEPEI/FaE/UFMG), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-Cultural na Sala de Aula (GEPSA/FaE/UFMG) e do Grupo Leitura e Escrita na Primeira Infância (LEPI/FaE/UFMG).

 

Angela Maria Rabelo Ferreira Barreto

http://lattes.cnpq.br/4909130964768095

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Consultoria

Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora-assistente do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília entre 1989 e 1996. Técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea (1985-1992; 1998-2002), realizando estudos e pesquisas sobre educação básica, perfil e formação de professores e educação infantil. Entre 1992 e 1998, foi responsável pela Coordenação-Geral de Educação Infantil do Ministério da Educação (COEDI/SEB/MEC). Coordenou a área de Educação da Unesco no Brasil (2002-2003). Pesquisadora e consultora junto a instituições nacionais (Ministério da Educação, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social/Presidência da República, entre outras) e internacionais (UNESCO; BID; PNUD e OEI), tendo publicado, individualmente e em coautoria, artigos e capítulos de livros sobre educação básica, desenvolvimento e educação infantil.

 

Angela Bibiana Nogueira

Secretária geral

Formada em Psicologia Clínica ( Bacharelado e Licenciatura), pós graduada em Recursos Humanos. Atuou por cerca de quinze anos como psicóloga organizacional.De 2002 até o presente, trabalha na UFMG com projetos de extensão e pesquisa nas áreas de Educação, Cultura e Meio Ambiente, na elaboração de projetos, captação de recursos, execução e secretaria administrativa de projetos.